ELES ESTÃO ENTRE NÓS
Grifes internacionais da arquitetura responsáveis por alguns dos projetos mais espetaculares do mundo marcam presença em empreendimentos brasileiros como o Parque Global
por: CONEXÃO GLOBAL
Líderes mundiais na inovação em arquitetura, os grandes escritórios globais de design têm ampliado sua participação em projetos brasileiros. Seja de forma isolada ou em parcerias com escritórios e construtoras locais, tais instituições são catalizadoras de um vigoroso intercâmbio de técnicas, conceitos e abordagens que têm mudado o cenário urbano das metrópoles brasileiras.
Um exemplo disso, é o do Parque Global, empreendimento localizado na Marginal Pinheiros, zona sul de São Paulo. O complexo de cinco torres conta alto grau de internacionalização em suas parcerias com instituições internacionais de diferentes especialidades. O paisagismo do complexo, por exemplo, foi criado com a assessoria da empresa suíça ENEA, escritório comandado pelo paisagista Enzo Enea, com dezenas de projetos consagrados na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Entre os trabalhos da empresa estão os jardins do palácio do príncipe Charles da Inglaterra e o premiado Tree Museum, formado por uma combinação de árvores e esculturas nas margens do lago Zurique.
Na área interna do complexo, o lobby das torres foi concebido pelos britânicos da United Design, que realizaram entre outros projetos, o do arranha-céu One Tower Bridge, em Londres, e o novo estádio de tênis da cidade de Doha, na Qatar.
Também participaram da concepção do empreendimento de São Paulo os italianos do estúdio Archea, que traz no portfólio a espetacular estrutura subterrânea de 85 milhões de euros construída para a Vinícola Antinori nos arredores de Florença. No Parque Global, a Archea se encarregará do wine bar do complexo. Outro parceiro do projeto localizado na Marginal Pinheiros é o estúdio italiano Lissoni, famoso por projetos na área de mobiliário e arquitetura, como a revitalização externa e o design de interiores do Teatro Nazionale de Milão.